sexta-feira, 16 de abril de 2010






"...Certos dias têm cara de vida inteira
Não sei se é do vinho ou da vida
quando fico assim
Outra madrugada perdida
procurando você
procurando por mim..."

Dado Villa-Lobos






  Sem hesitar, ele é o pior guitarrista que eu conheço. Eu sempre senti vergonha por ele tocando guitarra, até que um dia ele resolveu cantar e a vergonha virou um eufemismo. No entanto, o conheci de uma das bandas mais marcantes em muitas das minhas trajetórias(das musicais às existenciais). Ainda bem que ele insistiu em tirar as idéias da gaveta e publicá-las. Ainda bem que ele fez do receio poesia¹. Ainda bem que ele tocava coisas simples e mal estruturadas, um rascunho do que poderia vir a ser uma música mesmo. (inerente da escola punk).Se ele tinha coragem de tocar como tocava/toca e se dizer guitarrista, eu poderia ter coragem para também tocar guitarra. (Eu insisto em cada erro e ainda me passo por inteligente). A entrelinha aqui, desse rascunho(escrito no blog e não no word), é que a insônia cansa, esperar o sono cansa, sonhar só acordado cansa e a madrugada em claro é um cansaço que se reflete por todo o dia. Queria eu mais sono e menos idéias, segundo Simpson, H., a felicidade é inversamente proporcional ao montante qualitativo e quantitativo de idéias de um indivíduo. Concordo, não ouso dizer não, se fosse mulher seria como "daquelas  mulheres (do Chico) que só dizem sim", e hoje nem é o dia de dizer não. Lembro da célebre história de que o Dado entrou na banda( e na história) e nunca havia tocado guitarra. O Renato dizia: "Faz o barulhinho que tá bom..."( Quase uma teoria: "O cara errado na hora certa"). Dessas histórias de outrora, espanta e encanta ver que do guitarrista medíocre musicalmente não me recordo nenhum solo ou acorde ou timbre ou algo "guitarrístico", só algumas palavras, que ele por despretensão ou "por amor às causas perdidas"² escreveu isso  e ousou dividir comigo e com o mundo; e isso ecoa como um delay infinito³ nos meus ouvidos...



























1- No sentido grego, de poiesis.

2- Dom Quixote de la Engenharia Hawaiiana.

3- A melhor maneira que eu encontrei de parar esse efeito de guitarra é desligando o amplificador da tomada.





3 comentários:

  1. eu nao costumo ler textos "grandes" que voce escreve ..esse eu li e me identifiquei..a madrugada sem sono é chata e todas as coisas que voce disse.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Poxa, coitado do Dado...
    É, como guitarrista não sou fã dele não, mas gosto das composições feitas com o eterno R.R
    Faço minhas as suas palavras: O cara errado, na hora certa!

    ResponderExcluir
  3. Uma das bandas a marcar a minha trajetóia/existência também. [por falar nisso, acabei de escutar Tempo Perdido aqui, ê, ê].

    Não lembro muita coisa dele, não havia reparado antes, ficava sempre ligado na letra e nos jeitos do Renato. As letras sempre me deixavam (ainda deixam) hipnotizado.

    (e olha que ela nem tem luz própria, imagine se tivesse, o que seria de mim...)

    abraço
    =]

    ResponderExcluir

Rupturas no silêncio...