quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Dream a little dream of me..."

     Era só mais um dia comum. Ele acordara sorrindo como se tivesse saído de um sonho bom. O mesmo café, o mesmo jornal, as mesmas angústias matinais eufemizadas por quem não se olha no espelho quando acorda, o mesmo bom dia... exceto pelo sonho que lhe permitia voltar na vida uns 10 anos. Ao acordar ele começa a sonhar acordado sobre o que mudaria na vida há 10 anos. (Um “spoiler” da própria vida!) Quais caminhos não seguiria? Quais bocas não beijaria? Quais versos (re)escreveria?

     Voltar no tempo seria desnecessário se ele pudesse há 10 anos ter antevisto o futuro que passa hoje. (Um dejavú inédito!) Quais certezas se perderam nesse tempo? Quais certezas de hoje se deseja por mais tempo?

     A possibilidade de mudança sob essa perspectiva adquire novos contornos. O que não seria alterado em sua vida com as meta-mudanças? Quais caminhos ratificar, quais conselhos seguir, pra qual qual história contar? A possibilidade de passar a vida à limpo ainda existe, é uma porta que não se fecha, é uma certeza que não se perde, mesmo que se perca o desejo de mudança.
    
     Ao se ver no passado pelos olhos de agora é mais fácil perceber os erros que não se quer repetir. Mudá-los abre a porta para que o futuro não mimetize o presente, para que o passado seja plástico e maleável à memória e que o presente não seja mais de grego.

     Em um sonho em que era possível prever seu passado, já não se tinha saudades do futuro; um sonho que não era mais preciso sonhar a realidade que se deseja...





2 comentários:

  1. Viajei demais agora.

    Mudaria tanta coisa.

    Queria um deja vu desse pra já. Queria saber o futuro, queria um passado maleável, um presente promissor.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Pensando que cada escolha que se faz leva a um caminho diferente de vida, alterar o passado mudaria o seu eu de agora. E o futuro antevisto se esvairia em fumaça ao mudar algumas escolhas. O que hoje você considera um erro, no momento vivido era encarado como um acerto. Se assim não o fosse, algumas coisas você não teria aprendido. E os erros não feitos no passado se repetiriam no presente - que se supunha ser o desejado.

    Como já diria Jorge Vercilo, "Tudo que se foi vivido/ me preparou pra você/ Não se ofenda/ com meus amores de antes/ todos tornaram-se ponte/ pra que eu chegasse a você"

    =P

    Beijos

    ResponderExcluir

Rupturas no silêncio...