quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"1mano"

    


     Seria este o adjetivo humano a antítese inerente a nossa existência? O mesmo a nos divinizar com o mérito de nossa criatividade e a nos justificar pelo fracasso de nossas criações.

     A palavra “humano” que demanda ser atualizada à cada contexto social, histórico e temporal. Em um mosaico polifônico de sentidos que não comportam ainda a totalidade do (que é) ser humano.

     Das construções indefinidas de si às estruturas pré-concebidas do alheio se faz presente o humano. Ao tomar o indivíduo como centro das discussões e ao destroná-lo do centro do universo[1] em prol da coletividade. Não obstante, falar sobre o indivíduo é negá-lo. Sob a pretensão de ser universal, ou mesmo imortal para os que se escrevem mais descolados da realidade, se aniquila o indivíduo trucidando o que lhe houver de mais ímpar(primo ou singular) para viabilizar a existência de um denominador comum, muitas vezes mais próximo do surreal que do verossímil.

     Seja o direito, o certo, o bem, o bom ( e seus sensos e sentidos), não se encontra proposição que não advinda de uma preposição. As visões de mundo traduzem visões de si elevadas a enésima potência. A empatia é um recurso argumentativo-retórico que ao supostamente colocar-se na condição do outro nega-lhe a possibilidade de discordar, o que implicaria soar dissonante com si mesmo. “Transvestida”, não poucas vezes, de altruísmo, fraternidade ou algum elemento valorado como superior, a empatia constrói-se como fundamento para a arte de se ter sempre razão. Uma afirmação de si legitimada pelo olhar do outro que me vê sob meus olhos. Uma vez que é impossível sentar-se no “trono” da alteridade, não vislumbro nesse momento quaisquer argumentos que não corroborem tais proposições sobre a relação empática. Ratifico que a empatia é um recurso para se manter a posse da razão. Ao simular a posição do outro “transvisto” minha posição como alheia retificando os inconvenientes argumentativos e consolidando a razão como posse minha.

     Ah, a didática, as parábolas, as alegorias, às metáforas... ode ao subentendido e suas orgias com as entrelinhas...
“-Calma, não é o que você está pensando!” Que inversão da situação de berlinda! A vítima agora é algoz! Ao ter plena ciência do meu feito desloco-me para o ponto de observação do outro com a prepotência de prever seus pensamentos e absolver-me antes de qualquer acusação e julgamento sobre meu feitio. No entanto. A defesa sem ataque manifesto é mais que confissão, é condenação. O meu olhar sob os olhos alheios diz mais de mim que do outro.

     Ainda há acordos tácitos sendo assinados no “arrepio” de nossas consciências , enquanto os “homens” dormem, os “humanos” fazem a festa. Os valores acordados pelos homens como nobres ganham licenças poéticas no instante em que todas as cores combinam, quando todos os gatos são pardos, na penumbra da percepção, consegue-se a carta de alforria para o impraticável, quando tudo que ainda não foi proibido é permitido.
     O efeito etílico, o efeito de grupo, os entorpecentes do espírito e do corpo, as religiões, as excludentes, os excluídos, os direitos humanos para os que optam por caminhos tortos e as “humanizações” de que se valem os meninos quando tentam se passar por homens.

     Transformar isso em algo concreto é transtornar estruturas frágeis, mas já consolidadas há tanto. Seria leviano privá-los do pouco que têm. A indiferença, por mais que soe como omissão aos ouvidos mais afetados, ainda é um solvente universal. Humanizar relações muitas vezes implica tolerância com o intolerável[2]. É clichê ver a evocação da “Liga da justiça dos Direitos Humanos” para a proteção dos animais que estão na iminência de serem sacrificados. Quiçá seja preciso doar um pouco de humanidade para os mais desumanos; nessas horas em que o herói(“Super-Humano”), sob os holofotes a iluminar seu altruísmo e fliantropia, doa poções de humanidade às porções mais desumanas da humanidade  Quisera que houvesse menos luz para que não ofuscados pudéssemos ver a culpa e o egoísmo procurando uma válvula de escape. No entanto, também seria possível a percepção do espelho, e Narciso continuaria aplaudindo, em uníssono com sua apatia, a sua empática televisão.
    


[1]  Outrora , quando os pais da ciência enfrentavam os santos, foi descartada a idéia de que o universo girava ao redor da Terra, agora o universo gira ao redor do homem segundo as cartas de pais de santos. (Eram os deuses astrológicos?)
[2]  “Um homem só senta à mesa com sua família ou seus amigos.”

5 comentários:

  1. Te ler é tão prazeroso..
    Até quando não me encontro nas tuas palavras

    ResponderExcluir
  2. O prazer é todo nosso.As palavras não são minhas, elas que me pegaram de empréstimo para vir ao mundo. Elas não me pertencem, eu que sou posse delas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário no meu blog. É bom te ler novamente, é bom ver que você voltou... Estava sentindo falta de ler suas palavras, digo... Você, através delas.

    ResponderExcluir
  4. Ele não poderia voltar escrevendo qualquer coisa e de qualquer jeito. Esse incrível texto marca a gloriosa volta de Hilário Ferreira. Gostei dele de forma bem particular, empática... Indico um livro que fala sobre tal assunto: "A condição humana" de Hannah Arendt

    Num some mais não...

    ResponderExcluir
  5. Confesso querer reler seu texto algumas vezes pra dele me "apropriar"...bem-vindo de volta!

    ResponderExcluir

Rupturas no silêncio...